Neuromonitor para Cirurgia da Coluna e Neurocirurgia

AVALANCHE® PLUS

O desenho anatómico na interface do utilizador do nosso AVALANCHE® PLUS inspira os seus utilizadores e revoluciona a neuromonitorização intraoperatória (IONM).

A configuração visual consistente guia o utilizador e facilita o manuseamento adequado. O AVALANCHE® PLUS é intuitivo para aprender e fácil de usar. Isto aumenta a eficiência, poupando tempo valioso.

Faça a configuração visual totamente através do ecrã tátil ao selecionar grupos musculares individuais e atribuí-los à janela de registo desejada por DRAG & DROP. Terá uma visualização fiável dos sinais durante a operação e no final poderá criar o relatório em PDF. Este tipo de conceito de funcionamento nunca foi implementado antes nesta área da tecnologia médica. 

The art of neuromonitoring - este não é apenas o nosso slogan. Os gráficos da interface do utilizador são objetos de arte que refletem a nossa filosofia desde o início. Esta experiência de utilizador recentemente criada leva a uma maior confiança na utilização do dispositivo de neuromonitorização. Pretendemos trazer mais qualidade ao bloco operatório com os nossos dispositivos, com o objetivo de proporcionar aos pacientes um cuidado ainda melhor.

NEUROMONITOR DE 32 CANAIS

com ASSISTANCE PACKAGE ®

O nosso novo AVALANCHE® PLUS adota uma abordagem de funcionamento completamente nova. Chamamos-lhe ASSISTANCE PACKAGE® porque o orienta mesmo sob o fluxo de trabalho típico de uma cirurgia de quatro etapas. Sentirá as vantagens do nosso conceito. Tal como um smartphone moderno, todas as tarefas são realizadas através de um ecrã tátil. Isto não só é agradável, como também promove a compreensão da complexa neuromonitorização multimodal.

Após um breve período de familiarização, aprenderá a apreciar as vantagens do sistema, necessitará de menos tempo, os erros serão encontrados mais rápido e amplamente evitados graças ao ASSISTANCE PACKAGE® - o nosso objectivo: mais segurança para o paciente.

CONFIG ASSIST

A decisão sobre o que precisa é sua.

Manipular o nosso AVALANCHE® PLUS é, garantidamente, uma nova experiência. Irá dominar o sistema num piscar de olhos. A partir do ecrã determinará os seus registos de sinal num instante. Controle tudo de forma simples e clara no ecrã tátil. Não há mais milhares de funções e janelas de ecrã ocultas de que ninguém se consiga lembrar.

Seleccione grupos musculares individuais e atribua-os à janela de medição desejada através de DRAG & DROP. AVALANCHE® PLUS reconhece configurações pré-definidas, por exemplo para potenciais evocados. Basta apenas o toque num botão para a sua janela de registo ser criada. O sistema atribui automaticamente os estimuladores. Selecione as conexões para os elétrodos e está pronto a funcionar. E o melhor: o sistema lembra-se de todas as suas definições. Com a ajuda de marcadores, pode ver em qualquer altura quais as configurações que foram definidas - isto é o quão rápido consegue ser.

SETUP ASSIST

Conexão do paciente facilitada

AVALANCHE® PLUS mostra em qualquer altura onde é que os elétrodos estão conectados e/ou que conexões ainda estão em falta. As nossas conexões codificadas por cores e formas, por exemplo, nas nossas numerosas saídas de estimuladores, podem ser rápida e claramente atribuídas.

AVALANCHE® PLUS também o apoia na ligação dos elétrodos de gravação. Quando se seleciona um músculo no ecrã ou uma posição de gravação cortical no sistema 10-20, um LED branco no amplificador perto do paciente mostra-lhe a ligação correta. Não só é possível encontrar imediatamente a posição exata do elétrodo, como também é possível, por exemplo, identificar um mau contacto do elétrodo que causa a interferência no sinal sem que perca tempo significativo. Pois, assim que o eléctrodo é colocado,

AVALANCHE® PLUS verifica continuamente o contacto do elétrodo e apresenta-o diretamente no pré-amplificador. Verde quando o contacto está muito bom, amarelo para contacto suficiente e vermelho para perda de contacto - dificilmente poderia ser mais simples.

SIGNAL ASSIST

Nunca perca nada

O grande ecrã tátil do AVALANCHE® PLUS mantém a apresentação de todos os sinais configurados para que os veja em qualquer altura. Todas as modalidades têm opções de visualização separadas para que possa priorizá-las temporariamente. O sistema deteta e oculta automaticamente a interferência de RF de dispositivos eletrocirúrgicos – sem a necessidade de sensores adicionais incómodos. Os cabos de alta impedância são exibidos a vermelho. Basta clicar num canal para que seja exibido o respetivo elétrodo com o LED do pré-amplificador, simplificando, assim, a deteção e consequente rápida solução de problemas para restaurar um sinal “limpo”.

A qualquer momento abra e aplique configurações já previamente configuradas. Use o recurso de acesso rápido à janela principal para modificar diretamente a intensidade de estimulação de cada estimulador e monitorizar o efeito na qualidade do sinal. Mantenha uma visão geral completa do sinal durante toda a cirurgia para se certificar de que não perde nada.

FAZ DE SI UM ESPECIALISTA

Ver - Compreender - Aplicar

Experimente a maior facilidade com que irá realizar a neuromonitorização no futuro através do nosso ASSISTANCE PACKAGE® no novo AVALANCHE® PLUS.

Verá a diferença - prometemos!

REPORT ASSIST

Relatório final com toque num botão

Crie screenshots num único passo, depois basta selecionar os eventos para criar um relatório PDF - quatro passos para obter o relatório. Pronto.

AVALANCHE® PLUS

Prémio iF DESIGN 2021

O nosso AVALANCHE® PLUS foi premiado com o cobiçado iF DESIGN Award 2021 na categoria Interface de Utilizador (UI).

Todos os anos, o iF International Forum Design GmbH organiza um dos concursos de design mais conhecidos e valorizados do mundo: o prémio iF DESIGN AWARD. Reconhecido mundialmente como um símbolo de excelência em design, o prémio iF DESIGN AWARD recebeu quase 10.000 inscrições de 60 países em 2021.

A sua reputação como uma das instituições de design mais antiga e verdadeiramente independente do mundo assenta na sua integridade, o que a distingue claramente dos seus concorrentes.

Este prémio é uma validação da nossa excelência no design e engenharia. Não é por outra razão que o slogan: the art of neuromonitoring nos tem acompanhado durante mais de 10 anos. 

Neuromonitorização na Cirurgia da Coluna Vertebral

A medula espinal inclui os nervos motores descendentes, que emitem principalmente impulsos do cérebro para os músculos, mas também vias sensitivas ascendentes que transmitem informação dos órgãos sensitivos periféricos para o cérebro. 

Há uma distinção geral entre neuromonitorização de vias motoras eferentes (descendentes) por EMG (eletromiografia) e potenciais evocados motores (MEP), e neuromonitorização de vias aferentes (ascendentes) usando potenciais evocados somatosensitivos (SEP). 

O que à primeira vista parece muito complexo, poderá ser extremamente fácil com o nosso AVALANCHE® PLUS. Em ambientes cirúrgicos, nos quais é necessário uma combinação de diferentes métodos com medições realizadas em simultâneo, o AVALANCHE® PLUS tem uma abordagem completamente nova. 

Aplicação
Cirurgia da coluna vertebral, por exemplo, em escoliose, cifose, descompressões, doenças degenerativas da coluna vertebral, discectomia, durante a ressecção de tumores da coluna vertebral ou para a inserção de parafusos pediculares, etc.

AVALANCHE® PLUS EMG

para a monitorização de vias motoras com proximidade crítica

Ao realizar os eletromiogramas (EMG), os nervos motores são estimulados eletricamente no local de intervenção. Os potenciais de acção evocados são transmitidos aos músculos periféricos, sendo captados e registados por elétrodos que permitem a sua visualização no neuromonitor.

O registo contínuo de EMG em vários músculos, simultaneamente, permite aos cirurgiões agir de imediato quando se aproximam criticamente das vias motoras, pois é visualizado um aumento da atividade do sinal.

A seleção dos grupos musculares e do número de canais necessários depende do contexto cirúrgico. Já não é necessária a demorada introdução de músculos através do teclado. A configuração no AVALANCHE® PLUS é facilmente feita com DRAG & DROP através do ecrã tátil.

AVALANCHE® PLUS vem com grupos musculares predefinidos para cada nível da medula espinal numa ilustração anatómica. Basta seleccionar grupos musculares individuais e atribuí-los à janela de medição desejada. Uma vez atribuído o conector, a configuração de EMG está completa.

TESTE DE PARAFUSOS PEDICULARES

com AVALANCHE® PLUS e a sonda esférica monopolar

Estão disponíveis sondas de estimulação monopolares específicas para a inserção de parafusos pediculares. Permitem a estimulação dentro do próprio furo ou através de instrumentos cirúrgicos durante a perfuração e o processo de aparafusamento. Se a estimulação resultar num aumento da atividade de sinal no neuromonitor, aconselha-se precaução - pode haver compressão nervosa ou perfuração da parede do pedículo.

No software AVALANCHE® PLUS a ativação do estimulador de parafuso pedicular é feita premindo um botão. A interface do utilizador é projetada de forma idêntica ao AVALANCHE® PLUS I/O-Box. O conector da sonda no AVALANCHE® PLUS I/O-Box é codificado por cores e formas - a confusão é quase impossível.

Na janela principal é possível apresentar todas as janelas de registo de todas as modalidades ou apenas uma das modalidades. Para monitorizar os parafusos pediculares, escolha a visualização EMG e mantenha visível no grande ecrã tátil todas as alterações de sinal essenciais.

AVALANCHE® PLUS MEP

para o controlo funcional das vias motoras centrais

Os potenciais evocados motores (MPE) são uma forma particular de potenciais evocados, medidos através de um EMG. São desencadeados por estimulação transcraniana ou cortical direta, e os sinais de resposta são captados nos músculos das extremidades correspondentes. Isto permite que o cirurgião avalie rapidamente o estado e função da medula espinal. 

Se já tiver implementada a configuração de EMG no AVALANCHE® PLUS, a configuração do MEP está quase terminada. A seleção de grupos musculares já está pronta. Basta criar uma janela de análise de MEP e atribuir os grupos musculares ao arrastar e largar - a configuração pode mesmo ser assim tão fácil.

Se os impulsos de estimulação forem emitidos pelo estimulador transcraniano, o AVALANCHE® PLUS desencadeia automaticamente a análise do MEP que é exibida na janela de análise sem qualquer necessidade de intervenção por parte do utilizador. Escolha a visualização do MEP para monitorizar confortavelmente as fases críticas da cirurgia.

AVALANCHE® PLUS SEP

para a monitorização das vias ascendentes da medula espinal

Para assegurar que são visualizadas quaisquer alterações que possam resultar em défices neurológicos pós-operatórios, os potenciais evocados somatosensitivos (SEPs) são medidos de forma contínua. Os sinais captados em tempo real são comparados com o sinal normal registado logo após a anestesia ter sido induzida - o sinal de base. 

O sinal gerado pela estimulação elétrica do nervo mediano no pulso ou do nervo tibial no pé é adquirido como um SEP cortical ou subcortical e apresenta mudanças típicas de amplitude e latência, alertando para potenciais ou reais ameaças ao nervo durante a intervenção.

O software AVALANCHE® PLUS SEP vem com canais SEP pré-definidos. Com o premir de um botão, escolhe-se a estimulação do nervo mediano do SEP. A criação manual do canal de sinal já não existe - AVALANCHE® PLUS cria o canal de sinal automaticamente, realça as posições necessárias do sistema internacional 10-20 numa visão anatómica e selecciona o canal de estimulação por si só. 

Atribua um conector de elétrodo à posição destacada do sistema 10-20 - basta arrastar e largar no ecrã tátil. Entretanto, o AVALANCHE® PLUS terá criado uma janela de análise do SEP para monitorizar todos os sinais SEP durante a cirurgia.

Neuromonitorização em Neurocirurgia

A neuromonitorização intraoperatória dos pares cranianos e do sistema nervoso central faz parte da rotina durante as intervenções neurocirúrgicas.

Se uma massa torna inidentificáveis as áreas do cérebro funcionalmente importantes durante a cirurgia, o AVALANCHE® PLUS pode ajudá-lo a encontrar uma forma de acesso ao tecido tumoral com o mínimo de danos possível, preservando, simultaneamente, as áreas cerebrais. A função de muitos pares cranianos também pode ser controlada com a ajuda da neuromonitorização multimodal.

AVALANCHE® PLUS

Neuromonitorização Multimodal

EMG - Para testar uma abordagem crítica dos nervos motores

A monitorização dos pares cranianos motores (por exemplo, pares cranianos III-VII, IX-XII) através de EMG é essencial durante a cirurgia ao tronco cerebral e à base do crânio. Uma aproximação às estruturas motoras pode ser imediatamente detetada através do registo contínuo da atividade muscular e da reprodução acústica do EMG "free-running". As análises dos estímulos por EMG facilitam a monitorização funcional e a localização dos pares cranianos motores na área cirúrgica.

SEP - Para monitorizar as vias sensitivas e o suprimento de oxigénio

O registo contínuo dos potenciais evocados somatossensitivos (SEP) disponibiliza informações importantes sobre o estado funcional das vias sensitivas. A avaliação dos SEP pode, por exemplo, ajudar a monitorizar um suprimento suficiente de oxigénio para o cérebro em intervenções a aneurismas cerebrais - ou ao funículo posterior da medula espinal no caso de tumores intramedulares.

O software do AVALANCHE® PLUS  disponibiliza derivações pré-definidas para SEP. Por exemplo, pode selecionar a estimulação do SEP no nervo mediano com o toque num botão. Não é necessária a troca manual dos locais de registo -  o AVALANCHE® PLUS cria automaticamente o canal de análise, exibindo os locais de registo necessários numa ilustração anatómica do sistema internacional 10-20 e atribui-lhes um canal de estimulação. Tudo o que precisa de fazer é atribuir o local de registo exibido a uma conexão - de forma muito simples, utilizando o ecrã tátil para arrastar e largar, enquanto o AVALANCHE® PLUS cria uma moldura de SEP na janela principal, na qual se podem monitorizar os sinais de SEP durante a cirurgia.

 
 

VEP - Para monitorizar o nervo óptico

O registo intraoperatório dos potenciais evocados visuais (VEP) é utilizado para monitorizar a função do segundo par craniano (nervo óptico) e inclui a monitorização da integridade do percurso visual desde a retina até ao córtex visual. O registo fiável de VEP pode ser um apoio na tomada de decisões relativamente à agressividade da ressecção tumoral. O ajustamento em tempo real da abordagem estratégica pode reduzir os danos iatrogénicos permanentes no nervo óptico. Com os VEP do AVALANCHE® PLUS, a retina pode ser estimulada mesmo com o olho fechado através de óculos de flash LED (luz vermelha ou branca). A intensidade suficiente de estimulação como pré-requisito para a medição correta do VEP pode ser verificada através do registo simultâneo de um eletroretinograma (ERG).

MEP - Para a monitorização da função das vias motoras centrais

Analisar os potenciais evocados motores (MEP) desencadeados por estimulação transcraniana ou cortical direta pode ajudar a monitorizar e proteger as vias motoras durante quase todos os procedimentos neurocirúrgicos, por exemplo, identificando estruturas motoras ou áreas do córtex, ou monitorizar funcionalmente as vias motoras (por exemplo, vias piramidais ou pares cranianos motores).

Se já tiver criado uma configuração de EMG no AVALANCHE® PLUS, quase não há mais nada a fazer para MEP porque os músculos já foram selecionados. Basta criar um intervalo de medição de MEP atribuindo os músculos por DRAG & DROP.

AEP - Para monitorizar o nervo auditivo e o tronco cerebral

O nervo auditivo como parte do nervo vestibulococlear (par craniano VIII) está predominantemente localizado no ângulo cerebelopontino. O stress traumático causado pela manipulação em torno do ângulo cerebelopontino tem um impacto particular sobre esta parte do nervo auditivo. A manutenção e preservação da função auditiva é um aspeto importante da monitorização intraoperatória na cirurgia do ângulo cerebelopontino, durante a qual o paciente é estimulado com clicks pré-definidos através de auscultadores.

Os potenciais de ação resultantes derivam do córtex. A monitorização das alterações intraoperatórias dos AEP pode ajudar a detetar manobras cirúrgicas que potencialmente comprometam a função auditiva do paciente. A monitorização dos AEP fornece ao cirurgião um feedback direto sobre a integridade funcional da via auditiva.

 
 

DCS - ESTIMULAÇÃO CORTICAL DIRETA

com AVALANCHE® PLUS

A estimulação cortical direta foi concebida para a localização de áreas motoras e da fala em neurocirurgia ou cirurgia de epilepsia (mapeamento cortical). Os tumores cerebrais podem alterar a anatomia do córtex, que difere de paciente para paciente independentemente do caso, de tal forma que, sem assistência, torna-se difícil o acesso ao tecido tumoral com o mínimo de danos possíveis ao tecido circundante, preservando em simultâneo as áreas funcionalmente vitais do cérebro. Com o AVALANCHE® PLUSé possível visualizar um "mapa" do córtex individual do paciente e localizar as regiões de interesse. Estão disponíveis sondas especiais de estimulação atraumática para estimulação.

Seja através da técnica Penfield ou "train", o AVALANCHE® PLUS ilustra graficamente parâmetros complexos de estimulação para a estimulação cortical direta. Não importa qual o parâmetro que altera, tudo é esclarecido imediatamente. Total funcionalidade aliada a um manuseamento mais simples.

AVALANCHE® PLUS faz de si um especialista!   

INVERSÃO DE FASE SEP

AVALANCHE® PLUS - Identificar o sulco central

Os tumores no córtex central podem alterar a anatomia de tal forma que é imperativo localizar as estruturas na área do sulco central a fim de decidir sobre o tipo e extensão da ressecção tumoral. Os registos de inversão de fase SEP podem ser usados para identificar o sulco central. Normalmente, os sinais gerados pela estimulação no pulso (nervo mediano) são medidos diretamente no córtex com elétrodos corticais. Uma mudança de polaridade no potencial evocado através do sulco central pode ser deduzida das curvas do SEP, correspondendo à "inversão de fase" entre o córtex motor e o córtex sensitivo. Assim, é possível poupar tecido saudável e reduzir os sequelas.

Selecione os elétrodos corticais com 4, 6 ou 8 contactos com um único clique na inversão de fase SEP e deixe o AVALANCHE® PLUS tratar do restante, automaticamente: visualização dos elétrodos, janela de inversão de fase e cálculo da inversão de fase - registos complexos configurados num instante!